SEGUE-ME?

1 de setembro de 2013

"Duas Retas...


Duas retas. Aparentemente paralelas, indesviáveis. Repletas de empatia, sintonia, harmonia. Incorruptíveis à mudanças. 
A suscetibilidade de crer nesse contexto tão "palpável" é também acompanhada de uma dose de cegueira imperceptível, na verdade negável à primeira vista. 
Sim, todos nós passamos por essas "retas" emocionais, onde a segurança prevalece e os declives e as curvas tornam-se longínquos demais, a ponto de não nos pré-ocuparmos com eles. 
A vida é uma estrada com variações de percursos, com inclinações, subidas íngremes e descidas inesperadas, onde aprendemos a medir os passos, a atenção dos olhares, dos pensamentos e a confusão de não ter certeza de nada. 
Retas que se tornam atalhos, curvas que se tornam desvios, aclives que se tornam ascensão. Nada é incorruptível, nada é isento de mudanças de trajetos, ninguém esquiva-se dos esgares, dos descontentamentos e da incerteza da corda-bamba que é sentir. 
Duas retas que aparentemente são eternas, mas que na verdade são removíveis, transferíveis, mutáveis, passíveis de distrações, de omissões, da volição de esquecimento, alheias à transitoriedade. 
Duas retas de sonhos que transmutam-se em dois caminhos inversos, de incompatibilidade de afetos. Uma fé esquipática acerca do perene, que às vezes tira-nos o chão dos pés e as asas dos olhos. Nada é eterno. O problema não está na separação das "retas", mas no desapego errôneo de julgar, de tentar equilibrar a própria amargura delegando a culpa a respeito do que "não foi", no "outro". Vejo o desapego como uma fase da vida onde essa lição de que "nada é eterno" é aprendida, é vivenciada, e não como uma brecha banal para julgar outrem. 
Ninguém vem acompanhado com manual de instruções, mas em contrapartida existe o bom-senso. 
E nessas idas e vindas da vida, nas subidas e descidas é que aprendemos que conhecer à nós próprios é prioridade, não como forma de egoísmo ou de endeusamento dissimulado, não! Mas para que os nossos caminhos se tornem mais leves, e que a carga de apego não nos faça sucumbir à ponto do desmerecimento de outras chances e de outras perspectivas, quando "as retas se "transmutam". 
Não devemos "dar ouvidos" à falsa moralidade, pois os seres são singulares, assim como as escolhas e os caminhos. 


(Naná) 
30/05/13





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: