SEGUE-ME?

3 de dezembro de 2013

"Sobre 'Não Criar Expectativas'"


Uma das frases que mais tenho ouvido e lido por aqui: "Não criar expectativas". 
Parei para pensar sobre isso, pois de certo modo essa frase sempre me incomoda... e, não sei se consegui chegar à um conceito tão sensato, mas tentei ser um pouco lógica de acordo com a realidade comum à nós, "seres providos de razão e emoção". 
Bom... expectativa é uma palavra advinda do vocabulário francês "expectative", que pode significar esperança, probabilidade, espera, possibilidade, perspectiva, etc.... 
Penso eu, que um dos maiores equívocos do ser humano é tentar camuflar a sua necessidade de ser "expectador" e tornar-se apenas um mero "espectador" sustentado com seu orgulho e um suposto auto-controle. Será mesmo que conseguimos viver sem criar expectativas? 
Substituindo o termo por outro similar: Há a possibilidade de existir vida onde não há esperança? Será que nós, quando dizemos: "Eu não crio expectativas", no fundo não estamos cultivando o verbo esperançar, mas não o assumimos como tal por medo/receio do porvir? 
Somos inseguros com o que virá, é fato. É mais fácil tentar burlar o nosso anseio, do que admitir um possível "fracasso" futuro. É bem mais cômodo dizer: "Eu disse que não iria dar certo", "eu não acreditava nisso mesmo", do que assumir as coisas que realmente acreditamos, independente das circunstâncias ou dos resultados da sua "crença". 
Temos medo do fracasso, temos medo de nos sentirmos menores pelas nossas escolhas erradas. Erradas? Bom, vou abrir um parênteses: (certo ou errado são conceitos singulares, cada um é portador das suas próprias verdades e acepções, portanto, o que é certo/errado/verdadeiro para uma pessoa pode não ser para outra, e vice-versa)... 
Uma das formas mais comuns de enxergarmos o nossos "erros" é pelo "fracasso", ou pelas escolhas que "não deram certo"... mas será mesmo que os nossos erros são sempre erros mesmo, ou é apenas o nosso ponto de vista? Ou é um conflito da nossa expectativa? Se for um conflito, é sinal que temos expectativa, é sinal de que SIM, temos esperança de algo dar certo, que temos perspectivas, que enxergamos possibilidades... 
O ser humano tem uma forma louca de tentar controlar os seus desejos pelas máscaras. Não digo que isso seja um defeito, todos nós somos portadores de insegurança, embora a dosagem seja diferente para cada um. Como diz uma velha história: "O homem possui dois lobos dentro de si, e vence o qual ele alimentar mais"... isso vale para qualquer sentimento que somos portadores, o que mais alimentarmos, é o que gerará "frutos". 
Se não tivemos expectativas também não temos objetivos. Ou alguém tem um objetivo sem criar expectativa? Será que existe uma "linha reta" que nos priva de criarmos expectativa e chegarmos direto ao "ponto final"? Será que esse "desapego às expectativas" disseminado por aí, e que a cada dia atrai mais "seguidores", "adeptos", não é uma fuga desconcertada do "eu"? Alguém me responda, por favor, se alguém simplesmente vive por que quer, sem ter algum desejo, seja ele qual for... 
Talvez essa minha forma "analítica" de pensar sobre isso seja ainda vaga, mas não é uma convicção cega, apenas um ponto de vista assimilado pelo meu raciocínio, ainda leigo, ainda atraído por mais questões, por mais outros pontos de vistas para construir minhas ideias. 
Se alguém se dispôr à ler isto, por favor, contribua com os seus pensamentos! 


(Naná) 
21/11/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: