SEGUE-ME?

24 de janeiro de 2011

Viver.... sem máscaras...


Quisera eu, forjar minha real identidade, mascarar meus sentimentos, mas a consciência  trouxe consigo a dor pungente e inegável, a qual persuadiu-me a obedecer e regressar.
Essa consciência advinda do amor, que ainda perdura  dentre toda a transitoriedade de verdades desfeitas.
O pior dos erros é ocultar-se da essência, o que sempre acaba por revelar um cerne coagido por não querer ser o que, embora incite uma sede por mudança, e essa mudança nada mais é do que o próprio esquecimento.
As páginas viram-se, e escrever novos capítulos sempre foi e sempre será uma árdua e crucial missão.
A dor, a perda, o medo, o anseio, a dúvida, são fatores os quais sempre existirão em nossas vidas. Mas só sobrevive quem possui liberdade de espírito.
Ser livre é assumir a sua identidade, isso inclui também os riscos de se viver, pois a vida sem riscos é amorfa.
Eximir-se de si mesmo, é declarar falsamente um atestado contra a alma, e um corpo desprovido de alma, anda fugidio e vagaroso por caminhos à esmo.
Ninguém consegue viver o tempo todo sendo tão contrário ao que é.
Ninguém vive por outrem.
É melhor que eu olhe todos os dias para o espelho, e assuma que aqui dentro tem muita coisa para mudar ainda, ao invés de tentar mascarar e seguir cheia de vazio.


[Naná] 

2 comentários:

  1. MASCARAS?, QUE MASCARAS VOCÊ VESTI?, A DA ALEGRIA, OU DA TRISTEZA, DO AMOR OU DO ÓDIO?, QUE PAPEIS VOCÊ INTERPRETA? DO MOCINHO(A), DO VILÃO(Ã) OU DA VITIMA, OU FICA EM SEGUNDO PLANO (ENQUANTO LHE ROUBAM O PAPEL PRINCIPAL)?, QUE TIPO DE PEÇAS VOCÊ INTERPRETA? UMA COMÉDIA OU UMA DE TERROR, UM ROMANCE OU UM DRAMA?,COMO SERA A HISTORIA?, VOCÊ VAI TER QUE INVENTA-LA, CRIA-LA, OFERECE-LA "Continuamente (...) pensamentos em meio a 'SUA' dor, dando-lhes maternalmente todo o sangue, coração, fogo, prazer, paixão, tormento, consciência, destino e fatalidade que há 'em si', transformar continuamente em luz e flama tudo o que 'é', e também tudo o que "se" atinge; não 'podesse' agir de outro modo" (Nietzsche).

    AH MEU CARO ESPECTADOR! O MUNDO É UM PALCO, E NELE SÃO INTERPRETADOS OS MAIS DIVERSOS PERSONAGENS E INTERAGINDO COM OUTROS TANTOS DESCONHECIDOS GOSTANDO OU NÃO, UM EM CADA CONTEXTO, UM EM CADA HORA E LUGAR DIFERENTE, SEM ENSAIOS OU SCRIPTS, TUDO FEITO NUM INSTANTE, NUM PRESENTE DE CONTINUAS AÇÕES APRENDIDAS OU IMPROVISADAS, AÇÕES GERADORAS DE CONSEQUENCIAS E CAOS (IMPREVISIVEIS) DENTRO DE UMA REALIDADE CRUEL E AS VEZES DOCIL QUANDO SE MENOS ESPERA.
    MUITAS COISAS ACONTECEM ENQUANTO A PEÇA ESTA ACONTECENDO (E SÓ ACONTECE UMA VEZ E PARA SEMPRE) DESEJANDO OU NÃO.
    MUITAS ESCOLHAS JÁ FORAM FEITAS MUITO ANTES DE SE NASCER, UM INICIO JÁ FOI DADO, AGORA É PRECISO UM MEIO E FIM.
    VOCÊ SERA SEU PROPRIO DIRETOR, PERSONAGEM, ROTERISTA E PLATÉIA. ENFIM...

    ...MASCARAS?, QUEM PRECISA DELAS...?

    POR: THIAGO L.

    (A PROPROSITO: VOCÊ QUER ENCONTRAR SUA ESSÊNCIA?, ONDE SE ENCONTRA ELA?, SERA QUE ELA EXISTE?, SERA QUE TEM UM PRINCIPIO ORIGINARIO (UM VALOR, ETICA OU COMPORTAMENTO) DENTRO DO SER QUE GUIA TODAS AS SUAS AÇÕES HUMANAS E QUE NÃO MUDA NUNCA, UM SEGREDO TÃO ESCONDIDO NO INTIMO QUE SÓ OS ERUDITOS PODEM DESVELAR?,

    QUER ENCONTRAR SUA ESSÊNCIA?, E SE ELA NÃO AGRADAR?, VOCÊ VAI ABANDONA-LA OU SEGUI-LA ATÉ O FIM?, OU TENTARA ACHAR OUTRA OU INVENTAR UMA NOVA, E LOGO PERCEBE QUE NÃO HÁ ESSENCIA (POR QUE ELA É IMUTAVEL)?,

    E QUEM NÃO ENCONTRAR A SUA? QUE INJUSTO!, SERA UM PRIVILÉGIO DE PARA POUCOS...)

    ResponderExcluir
  2. A PEÇA NÃO TERMINA AQUI... EXISTEM PARADOXOS ENTRE AS MASCARAS:

    "Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro e logo descubro que só atraio a outros mascarados, distanciando-me dos outros devido a um estorvo: A MÁSCARA.

    Faço-o para evitar que os outros vejam as minhas debilidades e logo descubro que ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou: SENÃO PELA MÁSCARA.

    Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que quando perco um amigo por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo e sim... DA MÁSCARA!


    Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático, e logo descubro que aquilo que mais ofende as pessoas das quais quero ser mais íntimo É A MÁSCARA!

    Faço-o convencido de que é melhor, que posso fazer para ser amado e logo descubro o triste paradoxo, o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente...

    O QUE NÃO CONSIGO COM ELAS!!!"

    COMO VOCÊ RESOLVE ISSO?. USAR OU NÃO USAR?, SER OU NÃO SER?.

    POR THIAGO L.

    ResponderExcluir

Comente: